A partir desta quinta-feira (2), motoristas e passageiros do transporte coletivo que circulam pela avenida Cristiano Machado, na região Norte de Belo Horizonte, devem se preparar para novas mudanças no trânsito. A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) dará início à segunda etapa das intervenções necessárias para a construção da trincheira que ligará as avenidas Cristiano Machado, Vilarinho e Dom Pedro I, próximo ao Shopping Estação BH e à Catedral Cristo Rei, na altura dos bairros Juliana e Vila Clóris. As alterações começam às 10h.
Segundo a PBH, haverá interdição parcial no sentido bairro, no trecho entre as avenidas Vilarinho e Dom Pedro I, para instalação de tapumes que delimitam a área de obras. Desde o dia 23 de setembro, a via já operava com restrições no sentido Centro. Além das mudanças para veículos, várias linhas de ônibus terão seus trajetos e pontos de embarque e desembarque alterados.
A administração municipal informou que toda a área contará com reforço de sinalização, inclusive noturna, e faixas de orientação para condutores e pedestres. Placas de grande porte indicarão rotas alternativas e agentes da BHTrans farão o monitoramento para reduzir impactos no tráfego.
Entre as alterações previstas, estão a mudança de circulação em ruas próximas, como a Aldemiro Fernandes Torres, em frente ao Hospital Risoleta Neves, que passará a operar em mão única em determinados trechos, além da rua das Gabirobas, que terá parte da via funcionando em mão única até o pronto-socorro. A rua Joaquim Clemente será de trânsito local, com desvio de acesso para a rua Iúca.
As modificações também afetam linhas de ônibus que passam pelo corredor Norte. Linhas municipais como 66, 62, 702, 6030, 735, 736, 737, 738, 739 e suplementares terão trajetos ajustados para garantir maior fluidez, e pontos de embarque serão remanejados. Passageiros que utilizam paradas na Cristiano Machado em frente ao Shopping Estação e ao Hospital Risoleta Neves devem ficar atentos às novas localizações.
Para os motoristas, foram estabelecidas rotas alternativas. Quem segue em direção a Confins, por exemplo, poderá utilizar a avenida Vilarinho e a rua Ameixeiras até a Dom Pedro I, acessando a MG-10. Já para quem vem do Aeroporto em direção ao Centro, opções de desvio pela Padre Pedro Pinto e pela Bernardo Ferreira da Cruz já estão em vigor desde o fim de setembro.
As obras da trincheira começaram oficialmente no dia 10 de setembro e têm previsão de conclusão em 2028, com prazo de 1.080 dias corridos para execução. O investimento é de R$ 161,6 milhões, provenientes do Fundo de Mobilidade Urbana (FMU). A estrutura terá 780 metros de extensão e até três pistas em cada sentido, conectando o Centro da capital ao Aeroporto de Confins.
De acordo com o presidente da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Leonardo Gomes, além das pistas, o projeto prevê áreas exclusivas para pedestres, garantindo acesso direto ao shopping, à faculdade e à Catedral Cristo Rei, sem conflito com o tráfego de veículos. A execução está sob responsabilidade do Consórcio ICC Trincheira, formado pelas empresas Infracon, Conata e Commin, com supervisão da Sudecap.
Atualmente, as equipes concentram-se na escavação e construção das paredes de contenção. A trincheira ainda não é visível, já que a remoção da terra e o tamponamento ocorrerão apenas no próximo ano, quando a via ganhará forma geométrica.
Mín. 15° Máx. 31°