O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (24) estar satisfeito com os resultados de sua viagem aos Estados Unidos, onde participou da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Em coletiva de imprensa em Nova York, ele destacou o aceno do presidente americano, Donald Trump, de iniciar um diálogo mais próximo com o Brasil.
“Naquilo que parecia impossível, deixou de ser impossível e aconteceu. Eu fiquei feliz quando Trump comentou sobre química boa entre nós. Pintou uma química mesmo”, declarou Lula, ressaltando o otimismo com a perspectiva de cooperação entre os dois países.
O presidente brasileiro afirmou não ver razão para que Brasil e Estados Unidos permaneçam em atrito e enfatizou a importância de fortalecer a relação bilateral. “Eu acho que é muito importante essa relação. Torço para que dê certo. Brasil e Estados Unidos são as duas maiores democracias do continente. Temos muitos interesses empresariais, industriais, tecnológicos e científicos. Também há muito a discutir sobre digital, inteligência artificial e comércio”, disse.
Lula acrescentou que conversou diretamente com Trump sobre os múltiplos interesses em jogo e sobre a necessidade de diálogo para a manutenção da paz global. “Fiz questão de dizer ao presidente Trump que temos muito o que conversar. Tem muitos interesses dos dois países em jogo, muitas questões para discutir sobre a necessidade de garantir a paz no planeta Terra, e fiquei satisfeito quando ele disse que é possível a gente conversar”, completou.
Mín. 15° Máx. 24°