O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), reafirmou nesta quinta-feira (18) sua intenção de disputar a Presidência da República em 2026. A declaração ocorreu durante o leilão para a concessão da rodovia “Ouro Preto–Mariana”, realizado na Bolsa de Valores, em São Paulo.
“Sou pré-candidato. Isso já está definido, iremos até o final. A direita terá alguns candidatos, cada um estará fazendo o seu trabalho e certamente estaremos juntos no segundo turno apoiando aquele que for para o segundo turno. O cenário é esse, dificilmente mudará”, afirmou Zema ao comentar o panorama eleitoral.
O governador ressaltou que sua candidatura tem uma “proposta diferente” e fez uma analogia entre sua administração em Minas e a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo ele, assim como teria recuperado o estado após o governo de Fernando Pimentel (PT), poderia aplicar a mesma lógica em nível nacional. “Assumimos um estado arruinado pelo PT, e o Brasil está sendo arruinado pelo PT. Conseguimos resgatar Minas Gerais, então nós já sabemos esse árduo caminho como funciona”, declarou.
Questionado sobre a decisão do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que anunciou nesta semana que buscará a reeleição em 2026 e não pretende disputar o Planalto, Zema evitou comentar diretamente. Limitou-se a dizer que “há um longo caminho pela frente”.
O governador também lembrou sua trajetória política em 2018, quando venceu a disputa estadual mesmo aparecendo atrás nas pesquisas durante boa parte da campanha. “Temos aí 13 meses (até a eleição) e estou muito acostumado a comer poeira. É só olhar 2018, nós ficamos 95% atrás e na última volta mudamos o cenário. Então, para mim, não é novidade, não”, concluiu.
Mín. 18° Máx. 30°