A CPMI do INSS aprovou nesta terça-feira (16/9) a convocação de Milton Salvador de Almeida Júnior, sócio do lobista Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como Careca do INSS, para prestar depoimento como testemunha. Salvador trabalhou por mais de 15 anos nas Organizações PaulOOctávio e deixou a empresa após o início das investigações que motivaram a criação da comissão parlamentar.
Milton Salvador é sócio do Careca do INSS em pelo menos três empresas: Prospect Consultoria Empresarial, Brasília Consultoria Empresarial e ACCA Consultoria Empresarial. Por não ser parente do lobista, ele não pode se recusar a comparecer à CPMI, que investiga supostos desvios de recursos obtidos a partir de descontos ilegais em aposentadorias, esquema revelado pelo Metrópoles.
A convocação de Milton Salvador surgiu após o Careca do INSS se recusar a depor, decisão respaldada por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça. O lobista foi preso na sexta-feira (12/9) e é apontado como principal operador da rede que teria feito acordos com entidades vinculadas ao INSS para realizar descontos indevidos em benefícios previdenciários.
Ao todo, a CPMI registrou nove requerimentos para ouvir Milton Salvador, todos aprovados na sessão desta terça-feira. Os depoimentos das pessoas próximas ao Careca do INSS, incluindo familiares e sócios, estão programados para ocorrer nesta quinta-feira (18/9), como parte da investigação sobre o esquema de corrupção que teria afetado aposentados em todo o país.
O comparecimento de Milton Salvador deve fornecer à comissão informações sobre a atuação das empresas envolvidas e o relacionamento com o lobista, ajudando a esclarecer as operações financeiras suspeitas e a extensão do suposto esquema de desvios no INSS.
Mín. 18° Máx. 30°