Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (17) pela Quaest revela que a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) permanece com altos índices de desaprovação, embora sem alterações significativas em relação a agosto. De acordo com o levantamento, 51% dos entrevistados desaprovam o governo, enquanto 46% aprovam a atual administração.
O diretor da Quaest, professor Felipe Nunes, destacou que a recuperação de popularidade registrada em julho, após o chamado “tarifaço” do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi interrompida em setembro. O estudo aponta que mesmo eventos políticos recentes, como o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado, não provocaram mudanças relevantes na avaliação do governo.
A pesquisa também mostra diferenças regionais na percepção da população. No Nordeste, a aprovação se manteve em 60%, enquanto a desaprovação permaneceu em 37%, consolidando a região como a mais favorável ao governo. No Sudeste, a desaprovação ficou estável em 55%, enquanto a aprovação apresentou leve recuo, passando de 42% para 41%.
O levantamento, encomendado pela Genial Investimentos, entrevistou 2.004 pessoas entre os dias 12 e 14 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
Mín. 18° Máx. 30°