O Partido Social Democrático (PSD) prepara um novo movimento de expansão em Minas Gerais. Trinta prefeitos eleitos por outras legendas em 2024 devem oficializar, na próxima segunda-feira (15), a migração para a sigla. A adesão será confirmada durante o Encontro Estadual de Prefeitos e Prefeitas do PSD-MG, em Belo Horizonte, com a presença do presidente nacional do partido, Gilberto Kassab.
Com as novas filiações, o PSD mineiro aumentará de 139 para 169 o número de gestores municipais sob sua bandeira, o que corresponde a 19,8% das 853 prefeituras do estado. O movimento consolida a liderança do partido, que já havia conquistado o maior número de prefeituras nas eleições municipais deste ano.
À frente da legenda em Minas, o deputado estadual Cássio Soares não antecipou os nomes dos prefeitos que vão aderir ao PSD, mas destacou que o desempenho do partido nas urnas e o projeto político em curso foram determinantes para atrair os novos quadros.
O evento de segunda-feira também marcará a chegada do deputado estadual Gustavo Valadares, atualmente no PMN, que se filiará ao PSD e ampliará a bancada da sigla na Assembleia Legislativa de Minas Gerais para 11 parlamentares. Ex-secretário de Governo na gestão de Romeu Zema (Novo), Valadares reforça a estratégia de crescimento da legenda no Legislativo estadual.
De acordo com Cássio Soares, a expectativa é de que a base ampliada de prefeitos e deputados fortaleça o PSD para as eleições de 2026. A meta é eleger 15 deputados estaduais e oito deputados federais em Minas, além de ampliar a representatividade no Congresso Nacional.
O movimento em Minas segue uma tendência nacional da sigla. Depois de vencer as eleições de 2024 com 887 prefeituras em todo o país, o PSD tem priorizado a filiação de gestores municipais. No Rio Grande do Sul, por exemplo, 30 prefeitos migraram para a legenda no fim de agosto, elevando de 12 para 42 o número de cidades administradas pelo partido no estado.
Mín. 19° Máx. 33°