O Carnaval em Belo Horizonte não se limita mais a fevereiro. Neste fim de semana, blocos tradicionais e coletivos culturais ocupam a Virada Cultural da cidade, nos dias 23 e 24, levando música e folia ao hipercentro da capital. O Swing Safado abre a programação no palco da rua Guaicurus, às 22h20 do sábado, com repertório de pagodão, funk e axé. Pouco depois, às 22h30, o coletivo LGBTQIA+ Eleganza se apresenta na esquina da rua da Bahia com Guaicurus, comemorando 10 anos de atuação com shows de drag art e música.
No mesmo palco, o Truck do Desejo, que valoriza mulheres lésbicas e bissexuais na música, leva o show “Forró do Desejo” na virada de sábado para domingo, às 1h10. Pela manhã, às 11h, o Terno de Binga chega à Praça da Estação com cirandas pernambucanas e influências de frevo e música nordestina. Às 11h30, o Cavalo Marinho de Beagá apresenta a manifestação folclórica na rua Guaicurus, seguido pelo cortejo Skanastra Brass Band, às 12h20, que mistura ska e reggae.
O Tapa de Mina encerra a programação celebrando o empoderamento feminino no palco Guaicurus, com repertório de reggae, MPB, samba e xote, reunindo público de todas as idades em uma festa que reforça a presença do Carnaval durante todo o ano na capital mineira.
Mín. 14° Máx. 28°