O Ministério da Educação (MEC) estendeu até a próxima segunda-feira (18) o prazo para a entrega dos documentos dos candidatos pré-selecionados na segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) referente ao segundo semestre de 2025. A medida permite que os estudantes finalizem a matrícula em cursos de graduação de instituições privadas de ensino superior com bolsas integrais ou parciais.
A entrega da documentação pode ser feita presencialmente ou de forma eletrônica, de acordo com a disponibilidade da instituição de ensino. Cada faculdade deve disponibilizar, em seu site, um campo específico para envio dos arquivos. Caso o acesso virtual não seja possível, os candidatos podem entregar os documentos diretamente no campus, nos horários de funcionamento regulares, recebendo comprovação de entrega, seja física ou digital.
O Prouni oferece mais de 211 mil bolsas para 370 cursos em 887 instituições de todo o país. Entre os cursos com maior número de bolsas estão Administração, Direito, Pedagogia e Educação Física. Na área de Medicina, foram disponibilizadas 1.159 bolsas, das quais 988 são integrais.
Criado em 2005, o programa federal celebra em 2025 seus 20 anos e já beneficiou mais de 3,5 milhões de estudantes. Atualmente, 632.503 estudantes estão matriculados em 1.851 instituições privadas, sendo que 533.790 possuem bolsas integrais, consolidando o Prouni como uma das principais políticas públicas de acesso ao ensino superior no Brasil.
Mín. 13° Máx. 29°