A Prefeitura de Belo Horizonte promove nesta terça e quarta-feira, 12 e 13 de agosto, testes com patinetes elétricos na região central da capital. A ação integra o programa Escola de Direção Segura de Patinetes, coordenado pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMUR), e será realizada na rua Goiás, entre a rua da Bahia e a avenida Álvares Cabral, nos períodos de 9h às 12h e 14h às 17h.
Servidores municipais e pessoas com mais de 18 anos que estiverem na área poderão participar, mediante assinatura de um termo de responsabilidade. O evento contará com apoio da empresa JET, uma das operadoras de patinetes elétricos no país, e orientação de monitores especializados. O uso de capacete será obrigatório durante todas as atividades.
Segundo a PBH, os testes têm como objetivo analisar as condições de operação e segurança para a circulação de patinetes em vias públicas, conforme a Resolução nº 996/2023 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que define diretrizes nacionais para o uso desse meio de transporte.
A iniciativa faz parte do processo de elaboração de um chamamento público para regulamentar a operação de patinetes elétricos na capital. O edital, segundo a Superintendência de Mobilidade do Município (Sumob), deve ser publicado ainda em 2025.
Mín. 11° Máx. 25°