Moradores de Lagoa Santa se depararam com uma cena lamentável na tarde desta segunda-feira (4), ao avistarem um dos jacarés que vivem na Lagoa Central ferido por um arpão. As imagens feitas por um cidadão local mostram o animal com o objeto perfurando seu corpo, preso a uma linha de pesca, levantando suspeitas de tentativa de captura ilegal.
O animal em questão não parece ser o conhecido jacaré Alfredo, o mais famoso da lagoa, mas o ocorrido gerou indignação entre os moradores e defensores da causa animal. O jacaré faz parte da fauna protegida da região e, por lei, não pode ser capturado ou ferido.
Segundo relatos, servidores da Prefeitura estiveram no local para avaliar a situação. No entanto, até o momento, o arpão não foi removido e o animal continua na lagoa, em situação de risco. A expectativa é que a Polícia Militar de Meio Ambiente e o Corpo de Bombeiros realizem a remoção segura do objeto e verificar o estado de saúde do jacaré.
Ainda não se sabe se o caso foi fruto de uma ação criminosa intencional ou resultado de prática ilegal de pesca.
Informações que possam ajudar na identificação do responsável podem ser encaminhadas anonimamente pelos números 190 ou 181.
Mín. 15° Máx. 23°