Moradores da ocupação Monte Azul, em Santa Luzia, na Grande BH, bloquearam a MG-20 na noite desta quarta-feira (30), nas proximidades da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Onça, da Copasa. O protesto causou congestionamento na rodovia no sentido Santa Luzia, após manifestantes atearem fogo em pneus. A Polícia Militar Rodoviária (PMRv) e o Corpo de Bombeiros foram acionados para controlar a situação.
Segundo os manifestantes, o ato foi uma resposta a supostas ameaças e ações violentas ligadas a pessoas que dizem representar o proprietário do terreno. A situação gerou alerta nas autoridades, já que a via ficou completamente parada por volta das 18h50, de acordo com dados do aplicativo Waze, que monitora o tráfego em tempo real.
O protesto também reacende denúncias feitas na última semana, quando, segundo os moradores, um grupo armado com fuzis, encapuzado e acompanhado por tratores, invadiu a ocupação durante a noite e destruiu barracos. Os relatos afirmam que a ação contou com apoio de policiais militares e de uma empresa de segurança privada contratada pelo suposto dono da área.
A Prefeitura de Santa Luzia informou que acompanha a situação há mais de três anos, por meio da Gerência de Fiscalização de Obras e Posturas, e afirmou que vem adotando medidas legais para conter ocupações irregulares, mesmo se tratando de área privada. Até o momento, as polícias Militar e Civil, o Ministério Público e a empresa citada pelos moradores não responderam aos questionamentos da imprensa.
Mín. 11° Máx. 26°