17°C 31°C
Lagoa Santa, MG
Publicidade

Prefeito de BH cruza fronteira de Israel com a Jordânia após dias retido por conflito

Álvaro Damião e comitiva de prefeitos brasileiros deixam o país em guerra por via terrestre e aguardam retorno ao Brasil

16/06/2025 às 13h30
Por: Por Redação
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, conseguiu deixar Israel nesta segunda-feira (16) após quatro dias retido no país em meio ao conflito com o Irã. A travessia foi feita por via terrestre, pela fronteira com a Jordânia, juntamente com outros 11 prefeitos brasileiros que participavam de uma feira de tecnologia e segurança urbana em Tel Aviv quando o espaço aéreo israelense foi fechado devido aos ataques.

O grupo, que chegou a reunir 13 políticos, teve um integrante que decidiu permanecer em Israel. Os demais seguiram em comboio até a Jordânia, onde devem embarcar em um jato particular cedido por aliados políticos da cidade de João Pessoa (PB), segundo informou o senador Carlos Viana (Podemos), presidente do grupo parlamentar Brasil-Israel.

Damião e os demais brasileiros estavam em Kfar Saba, a cerca de 24 quilômetros da capital Tel Aviv, quando os ataques começaram. Desde então, o grupo seguiu orientações de segurança e chegou a se abrigar diversas vezes em um bunker localizado no subsolo do prédio onde estavam hospedados. O prefeito mineiro relatou que, apesar dos momentos de tensão e dos alertas de bomba, a situação permaneceu relativamente tranquila.

"Fomos surpreendidos por essa guerra. Recebemos comunicados de ameaças de bomba e descemos ao bunker por 30 a 40 minutos até sermos liberados", contou Damião no sábado (14), quando ainda aguardava definição sobre a saída do país.

A travessia terrestre pela fronteira com a Jordânia foi considerada a opção mais segura diante do fechamento dos aeroportos e da incerteza quanto à escalada do conflito na região. O retorno ao Brasil deve ocorrer nos próximos dias, encerrando uma viagem marcada por tensão diplomática e riscos inesperados.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.