O Banco Central anunciou, nesta segunda-feira (26), a criação de um novo sistema que permitirá aos cidadãos bloquear preventivamente a abertura de contas bancárias em seus nomes. A medida tem como objetivo combater fraudes de identidade e será disponibilizada até o dia 1º de dezembro, conforme previsto em resolução da própria instituição.
A nova funcionalidade permitirá que qualquer pessoa manifeste, de forma voluntária, a intenção de não abrir contas – sejam elas correntes, poupança ou de pagamento – por meio do portal Meu BC. O bloqueio pode ser ativado por tempo indeterminado e revertido a qualquer momento. O sistema também registrará o histórico de ativações, desativações e as consultas feitas por instituições financeiras para verificar se o usuário permite ou não a abertura de novas contas.
De acordo com o BC, a medida busca evitar a criação de contas com uso de identidade falsa, a inclusão indevida de titulares em contas conjuntas e a nomeação irregular de responsáveis em contas de empresas. O próprio cidadão poderá acompanhar todas as movimentações relativas à sua autorização.
Além disso, o Banco Central também anunciou uma atualização no Sistema Valores a Receber (SVR). A partir desta terça-feira (27), será possível ativar a solicitação automática de resgate de valores esquecidos em bancos. A novidade, voltada exclusivamente para pessoas físicas que possuam chave Pix do tipo CPF, elimina a necessidade de fazer pedidos manuais sempre que um novo valor for identificado. Os créditos serão automaticamente transferidos para a conta do titular pela instituição financeira responsável.
Para habilitar o serviço automático, é necessário acessar o SVR com uma conta gov.br de nível prata ou ouro, com a verificação em duas etapas ativada. A adesão é opcional e não altera as demais funcionalidades do sistema. O BC reforça que, com a nova opção, os usuários não precisam mais consultar regularmente a plataforma para garantir o resgate de seus valores.
Mín. ° Máx. °