A Polícia Federal publicou nesta terça-feira (20) o edital de um novo concurso público que vai preencher mil vagas em cinco cargos da área policial. As oportunidades são para delegado, perito criminal, agente, escrivão e papiloscopista, com remunerações que chegam a R$ 26.800, no caso de delegado e perito, e R$ 14.164,81 para os demais. As provas objetivas e discursivas estão previstas para acontecer em agosto, com aplicação em todas as capitais do país e no Distrito Federal.
Para os cargos de agente, escrivão e papiloscopista, é exigido diploma de curso superior em qualquer área. Já os cargos de delegado e perito exigem formação específica, como Direito para o cargo de delegado. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais, em regime de dedicação exclusiva.
O período de inscrições vai de 26 de maio a 13 de junho, e o processo seletivo reserva 20% das vagas para candidatos negros e indígenas, além de 5% para pessoas com deficiência. A prova oral, etapa exclusiva para os candidatos ao cargo de delegado, será realizada apenas em Brasília.
Com o novo concurso, a Polícia Federal busca reforçar seu quadro de servidores e ampliar a capacidade de atuação em investigações, combate ao crime organizado, à corrupção e à criminalidade em geral. A expectativa é de grande concorrência, dada a atratividade dos salários e a estabilidade oferecida pelo cargo público federal.
Mín. ° Máx. °