°C °C
Publicidade

Mais de 1,3 milhão de aposentados e pensionistas pedem reembolso por descontos indevidos no INSS

Descontos feitos por entidades associativas estão sob investigação da Polícia Federal e CGU; consultas e pedidos podem ser feitos pelo Meu INSS ou telefone 135

17/05/2025 às 13h30
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já recebeu 1.345.817 pedidos de reembolso por descontos não autorizados feitos por entidades associativas em benefícios de aposentados e pensionistas. O balanço foi divulgado nesta sexta-feira (16) e mostra a grande repercussão da nova funcionalidade do aplicativo Meu INSS, que permite a consulta detalhada desses descontos e o início do processo de restituição.

Desde terça-feira (13), cerca de 9 milhões de segurados foram notificados sobre lançamentos feitos por 41 entidades associativas. Em apenas três dias de funcionamento do serviço, mais de 1 milhão de pessoas já iniciaram o pedido de reembolso. Ao todo, 1.370.635 segurados buscaram informações, sendo que 24.818 confirmaram ter autorizado os descontos.

A plataforma Meu INSS contabilizou 34.960.465 acessos, dos quais quase 6 milhões foram relacionados à consulta dos descontos. Outras 2,8 milhões de pessoas acessaram o sistema para declarar que não tiveram descontos em seus benefícios.

Segundo o INSS, as associações contestadas terão 15 dias úteis para apresentar documentação que comprove a autorização dos segurados ou, caso contrário, devolver os valores ao Tesouro Nacional, que será responsável pela restituição aos beneficiários. A Dataprev criou uma plataforma específica para que as entidades façam esse procedimento.

Os descontos indevidos são alvo de investigação da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU), que apuram a ação de grupos criminosos especializados em fraudes previdenciárias. A suspeita é de que muitos segurados foram associados a essas entidades sem consentimento, resultando em descontos recorrentes em seus pagamentos.

O INSS reforça que não envia mensagens por SMS, e-mail, WhatsApp ou realiza ligações para tratar do assunto. Todo o contato é feito exclusivamente por meio do aplicativo Meu INSS. A recomendação é que os beneficiários fiquem atentos a golpes e evitem clicar em links suspeitos ou fornecer dados pessoais fora dos canais oficiais.

Em caso de dúvidas, os segurados podem acessar o site do INSS, os perfis oficiais nas redes sociais (com selo de verificação) ou ligar para a central 135. O prazo para solicitar o reembolso ainda é indeterminado, e o serviço continua disponível de forma gratuita.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários