17°C 30°C
Belo Horizonte, MG
Publicidade

Festival Gastronômico de Jaboticatubas é oficializado pela Câmara Municipal

Com a matéria aprovada, o Poder Executivo Municipal poderá, além de sancionar a lei, sugerir ajustes e aprimoramentos, garantindo ainda mais alcance e efetividade ao evento, que promete se consolidar como um dos grandes atrativos turísticos e culturais da cidade

06/04/2025 às 12h30
Por: Por Redação
Compartilhe:
Reprodução
Reprodução

A Câmara Municipal de Jaboticatubas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, aprovou o projeto de lei que institui oficialmente o Festival Gastronômico de Jaboticatubas, popularmente conhecido como “comida de buteco”. A proposta é de autoria do vereador José Orlando da Silva (Zé Orlando) e agora aguarda a sanção do prefeito para entrar em vigor.

Segundo o texto aprovado, o evento passará a fazer parte do calendário oficial de eventos do município, com a proposta de fortalecer e valorizar a cultura gastronômica local, além de promover o desenvolvimento do turismo, do comércio e da rede de hospedagem da cidade.

“O projeto nasceu do reconhecimento de que a nossa comida de buteco é muito mais que um evento gastronômico. É cultura, é identidade local e também um motor econômico importante”, afirmou o vereador Zé Orlando. “Com o festival oficializado, teremos mais estrutura para fomentar o turismo, valorizar nossos comerciantes e gerar renda para nossa gente.”

Além de destacar a diversidade e a criatividade dos pratos típicos da culinária regional, a iniciativa também tem como objetivo impulsionar a economia local, contribuindo para a geração de empregos temporários e permanentes, especialmente nos setores de alimentação, hotelaria e serviços.

A aprovação representa um importante passo para a valorização dos sabores regionais e da identidade cultural de Jaboticatubas, conhecida por sua rica tradição culinária. O festival, que já era realizado de forma independente por comerciantes e apoiadores, deve ganhar agora maior estrutura, visibilidade e apoio institucional.

Créditos: RM Notícias

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.