O Papa Francisco completou, nesta sexta-feira, 14 de março, um mês de internação no Hospital Gemelli, em Roma, onde foi hospitalizado no dia 14 de fevereiro para tratar de uma pneumonia bilateral. Aos 88 anos, o pontífice argentino segue se recuperando, e o Vaticano informou que ele passou mais uma noite tranquila, sem complicações.
Na última quinta-feira, 13 de março, para marcar o 12º aniversário de sua eleição ao papado, uma equipe médica levou um bolo com velas ao quarto de Francisco. O pontífice foi eleito em 13 de março de 2013, na quinta votação do conclave que sucedeu a renúncia do Papa Bento XVI.
Apesar do quadro delicado, o papa manteve-se ativo em sua recuperação. Durante a tarde de quinta-feira, Francisco participou dos exercícios científicos para a Cúria Romana de maneira virtual, por meio de uma videoconferência com a Sala Paulo VI. Em seguida, ele retomou a terapia respiratória, que alterna entre ventilação mecânica não invasiva durante a noite e oxigenação de alto fluxo com cânulas nasais ao longo do dia.
Além disso, centenas de mensagens de apoio de crianças e jovens de escolas e instituições religiosas foram entregues ao pontífice, trazendo conforto e projeções de carinho.
O novo boletim médico sobre o estado de saúde de Francisco deverá ser divulgado nesta sexta-feira, 14, e mais detalhes sobre sua recuperação serão compartilhados com o público.
Mín. 20° Máx. 29°