A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) se manifestou nesta segunda-feira (17) sobre a polêmica criada pelo senador Cleitinho (Republicanos), que publicou um vídeo incentivando motoristas a utilizarem um desvio para evitar o pagamento de um pedágio em Paracatu, no Noroeste de Minas. A agência afirmou que a prática configura infração grave de trânsito e pode resultar em multa e perda de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de outras previstas na lei.
A ANTT ressaltou que fiscaliza os trechos concedidos e que poderá tomar medidas para inviabilizar o acesso ao desvio promovido pelo senador e pelo prefeito de Paracatu, Igor Santos (União). Entre as possíveis ações, estão a instalação de barreiras físicas, monitoramento por câmeras e medidas até judiciais contra a construção de rotas alternativas irregulares.
A agência também criticou a atitude do parlamentar, afirmando que iniciativas como essa prejudicam o processo de concessão de rodovias, um modelo considerado essencial para garantir investimentos e a manutenção das rodovias. Segundo a ANTT, a evasão de pedágio pode comprometer contratos e gerar questionamentos administrativos e judiciais.
No vídeo publicado na última sexta-feira (14), Cleitinho aparece em cima de um trator ao lado do prefeito de Paracatu, afirmando que a concessão da BR-040 não traz benefícios à população e que a cobrança do pedágio, prevista para iniciar em 10 de março com a nova transação, será um peso financeiro injusto para os motoristas. O senador anunciou que iniciou uma ação judicial para tentar barrar o pedágio e, caso não consiga impedir a cobrança, garantiu que a população terá um caminho alternativo. No próprio vídeo, Cleitinho já havia antecipado que estava ciente das possíveis consequências e disse estar preparado para enfrentá-las.
Mín. 18° Máx. 29°