A Copasa iniciou, nesta segunda-feira (17 de fevereiro), em Belo Horizonte, os trabalhos de ampliação das redes de abastecimento de água e esgotamento sanitário em 30 comunidades de Contagem. A obra, que faz parte do programa estratégico Reviva Pampulha, visa recuperar a Lagoa da Pampulha, um dos cartões postais de Minas Gerais, e eliminar o lançamento irregular de esgoto nas águas locais. Com um investimento de R$ 40 milhões, o projeto promete beneficiar mais de 18 mil moradores da região.
De acordo com a Copasa, a iniciativa irá eliminar o desperdício inadequado de esgoto de aproximadamente 1.300 famílias, melhorando as condições de saúde e qualidade de vida das pessoas que vivem em áreas que, até então, não tinham acesso ao sistema público de esgoto. O primeiro passo da obra será uma interligação de imóveis em comunidades como Sequoia/Teleférico e Perobas, com expansão para outras localidades após as fases iniciais.
Tiago Miranda, gestor de Empreendimento da Grande Porte da Copasa, destacou a importância da adesão da população local. “A Copasa vai arcar com todos os custos da ligação, e é fundamental que os moradores permitam a interligação para garantir a eficiência do sistema e o tratamento adequado do esgoto”, afirmou.
Além da execução das obras, a Copasa realizou um trabalho de mobilização social, com equipes visitando os moradores para conscientizá-los sobre a importância do projeto. A adesão da população será crucial para o sucesso da iniciativa, que visa reduzir o lançamento de esgoto na Lagoa da Pampulha, contribuindo diretamente para sua recuperação ambiental.
Com a conclusão do projeto, a Copasa estima que mais de 99% da população da bacia da Pampulha tenha acesso ao sistema de esgoto, alcançando a meta de 100% de esgoto coletado e tratado em 2026. De acordo com Renata Mayrink, Gerente Regional da Copasa em Contagem, além de melhorar a infraestrutura de esgoto, as obras também fornecerão a entrega de água de qualidade para os moradores, além de garantir mais saúde e bem-estar para a população.
Até o momento, cerca de 44% das 10 mil ligações programadas já foram concluídas, e mais de R$ 59 milhões foram investidos no programa.
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