O Anel Rodoviário de Belo Horizonte, uma das vias mais problemáticas da cidade, será recapeado antes de ser finalmente municipalizado. O prefeito em exercício, Álvaro Damião (União Brasil), anunciou que as obras de recapeamento e melhoria da sinalização deverão começar em abril, após o período de chuvas. Estima-se que o custo da intervenção seja de cerca de R$ 60 milhões, com recursos vindos do governo federal e execução do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Damião viajará para Brasília nesta quarta-feira (5 de fevereiro) para se reunir com o Dnit e tratar tanto do início das obras quanto da continuidade do processo de municipalização do Anel. A expectativa da Prefeitura de BH é que a gestão do trecho seja restrita ao município, o que permitiria maior controle sobre as obras e melhorias da via. No entanto, essa municipalização ainda enfrenta entraves burocráticos desde que o então prefeito reeleito Fuad Noman (PSD) anunciou o pedido em novembro de 2023.
O projeto para a revitalização do Anel Rodoviário, que lidera o ranking de acidentes graves em Belo Horizonte, inclui ampliação de viadutos, melhorias no asfalto e novas sinalizações de trânsito. Apesar das dificuldades de articulação com o Dnit, a Prefeitura de BH continua instruída para a execução das obras, que, segundo Damião, são uma prioridade para a cidade. “Se o governo federal não liberar os recursos, vamos buscar alternativas com o dinheiro do povo de BH, porque é ele quem mais sofre com essa situação”, afirmou Damião recentemente.
O Anel Rodoviário tem acumulado números alarmantes de acidentes e mortes nos últimos anos. De agosto de 2023 a janeiro de 2024, foram registrados 1.126 acidentes, resultando em 44 mortes. O ano de 2024 já começou com 55 acidentes e uma vítima fatal. A situação crítica tem levado as autoridades municipais a procurar soluções urgentes para reduzir os riscos e melhorar as condições de segurança na via.
Com a recapeamento prevista e a luta pela municipalização, o governo municipal espera, finalmente, tomar as medidas de melhorias no Anel Rodoviário, um dos maiores gargalos de infraestrutura de Belo Horizonte.
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