21°C 30°C
Lagoa Santa, MG
Publicidade

UFMG se mantém como a 6ª melhor universidade do Brasil em ranking britânico

Times Higher Education reforça destaque da instituição mineira no cenário nacional e global

27/01/2025 às 12h30
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Divulgação/UFMG
Foto: Divulgação/UFMG

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi reconhecida como a sexta melhor universidade do Brasil no ranking atualizado em 2025 pela revista britânica Times Higher Education (THE), especializada em educação. O levantamento, que avalia mais de 2 mil instituições em 115 países e territórios, consolida a UFMG como uma das principais referências no ensino superior brasileiro e reforça sua relevância internacional.

A análise do ranking baseia-se em 13 indicadores de performance, divididos em cinco categorias principais: ensino, que avalia o ambiente de aprendizado; pesquisa, considerando quantidade, investimentos e reputação; citações, que medem o alcance e a influência da produção científica; internacionalização, com foco em parcerias e intercâmbios de docentes e estudantes; e indústria, analisando a contribuição das universidades ao setor industrial por meio de inovações e consultorias.

A UFMG mantém sua posição ao lado de instituições de grande prestígio no Brasil. O ranking nacional é liderado pela Universidade de São Paulo (USP), seguida pela Universidade de Campinas (Unicamp), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), PUC-Rio e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Entre essas, a PUC-Rio é a única universidade particular.

No cenário global, o ranking é liderado, pelo nono ano consecutivo, pela Universidade de Oxford, no Reino Unido. O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e a Universidade de Harvard, ambas nos Estados Unidos, ocupam, respectivamente, a segunda e terceira posições, reforçando a hegemonia das instituições de língua inglesa.

A UFMG não apenas repete seu protagonismo no ranking geral, mas também se destaca no Impact Rankings, outra classificação organizada pela THE, que avalia ações voltadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Nessa lista, a instituição mineira está entre os 25% melhores do mundo, evidenciando seu compromisso com projetos que vão além do ambiente acadêmico.

 

Foto: Divulgação/UFMG

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários