21°C 30°C
Lagoa Santa, MG
Publicidade

Estudante mineiro conquista medalha na Olimpíada Internacional de Ciências nos EUA

Maycon Barreto, ex-aluno da Escola Estadual Clóvis Salgado, se destacou e ficou em 4° lugar geral na competição realizada em Houston.

25/01/2025 às 15h30
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Reprodução Redes Sociais
Foto: Reprodução Redes Sociais

O estudante Maycon Barreto, de 17 anos, natural de São Sebastião do Paraíso, no Sul de Minas, conquistou a medalha de bronze na Olimpíada Internacional de Ciências Naturais, realizada em Houston, nos Estados Unidos. Ex-aluno da Escola Estadual Clóvis Salgado, Maycon se destacou entre competidores de diversos países, ficando em 4° lugar geral na competição.

A competição teve início de forma online no começo de 2024, e sua etapa final aconteceu presencialmente neste mês. Com o sonho de se tornar astrofísico, Maycon já foi aprovado nos vestibulares da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp), e pretende ingressar no curso de Física.

"Minha jornada até a competição foi desafiadora. Precisei me dedicar intensamente aos estudos de biologia, química e física para enfrentar as provas. No entanto, a experiência de compartilhar momentos com jovens de diferentes países foi indescritível", disse Maycon. Para ele, uma vivência na olimpíada vai muito além da conquista pessoal. "Foi fascinante dialogar com estudantes de diferentes culturas e perceber como a ciência é um elo que une pessoas do mundo inteiro. Essa experiência me trouxe não apenas aprendizado, mas uma visão mais ampla de como podemos construir pontes por meio do conhecimento", completou.

A participação de Maycon foi financiada pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), que custeou as despesas de passagem, hospedagem e alimentação, totalizando R$ 30 mil.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários