As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2025 estarão abertas de 4 a 7 de fevereiro. Nesta etapa, serão oferecidas 67 mil vagas, sendo metade delas destinadas ao Fies Social, voltadas para estudantes com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). O processo é gratuito e deve ser realizado exclusivamente pela internet, por meio do Fies Seleção, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC).
Para participar, os candidatos devem comprovar renda familiar mensal bruta de até três níveis mínimos por pessoa e ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média mínima de 450 pontos nas provas e nota superior a zero na redação. Treineiros não estão habilitados a concorrer. O sistema considerará a melhor nota obtida pelo candidato em qualquer edição do Enem válida para a classificação nas modalidades de concorrência disponíveis. Quem ainda não concluiu o ensino superior terá prioridade na seleção.
Os inscritos que desejarem concorrer às vagas do Fies Social, que garantam financiamento integral com cobertura total dos encargos educacionais, deverão estar no CadÚnico com dados atualizados até 11 de janeiro de 2025.
O resultado da chamada única será divulgado em 18 de fevereiro, quando os pré-selecionados deverão complementar suas inscrições entre os dias 19 e 21 do mesmo mês. Após a finalização dessa etapa, será possível formalizar a contratação do financiamento. Os candidatos não pré-selecionados serão automaticamente incluídos na lista de espera, que realizará novas convocações entre 25 de fevereiro e 9 de abril, de acordo com a ordem de classificação.
O Fies, instituído pela Lei 10.260/2001, oferece financiamento para estudantes de cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior avaliadas positivamente pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Para o ano de 2025, o MEC prevê a disponibilização de mais de 112 mil vagas, sendo 67 mil no primeiro semestre e 45 mil no segundo.
Foto: Divulgação
Mín. 18° Máx. 28°