Após seis anos de ausência, a rua Sapucaí, no bairro Floresta, região Leste de Belo Horizonte, voltou a oferecer aos seus frequentadores dois pontos de observação gratuitos. As lunetas, instaladas nesta quinta-feira (26), são uma das atrações que tornam a via um local de lazer, especialmente entre aqueles que frequentam os bares da região. As lunetas haviam sido retiradas em dezembro de 2018, após sofrerem vandalismo, com um dos equipamentos sendo pichado e o outro quebrado.
Com o retorno das lunetas à rua Sapucaí, a população agora pode novamente aproveitar esses equipamentos, que ficam localizados nos números 193 e 303 da via, oferecendo uma vista privilegiada e informações sobre os atrativos turísticos da região. Os equipamentos são resistentes às intempéries, como chuva, vento e sol, e contam com um sistema de observação terrestre, que permite um zoom de aproximação através de lentes antirreflexivas, com foco pré-ajustado. Esse sistema facilita o uso das lunetas por pessoas de todas as idades, sem necessidade de regulagem. Além disso, as lunetas possuem a capacidade de girar tanto na direção vertical quanto horizontal, ampliando a experiência do observador.
Em relação aos outros pontos de observação na cidade, a Prefeitura de Belo Horizonte informou que nove lunetas instaladas em locais como o Mirante das Mangabeiras e a orla da Lagoa da Pampulha passarão por manutenção. A expectativa é que, até o primeiro semestre de 2025, todos os equipamentos da cidade estejam funcionando plenamente, proporcionando aos moradores e turistas a oportunidade de observar de perto as paisagens e belezas naturais de Belo Horizonte.
Mín. 18° Máx. 25°