Ainda há tempo para quem deseja vivenciar a magia do Natal em Belo Horizonte. A Praça da Liberdade, com suas luzes e instalações especiais, e o Palácio do Natal, no Palácio da Liberdade, seguem encantando visitantes até o dia 6 de janeiro. A exposição, com mais de 5 mil bonecos do Papai Noel de 90 países, é um dos destaques. A coleção foi reunida ao longo de mais de 30 anos pela ex-deputada Maria Elvira Salles Ferreira e apresenta ambientes lúdicos como quarto, sala, escritório, cozinha e até a sala de jantar do bom velhinho.
Além da exposição, a Praça da Liberdade traz uma iluminação especial que integra símbolos natalinos a elementos da cultura mineira. Entre as atrações, destacam-se o Papai Noel inflável de 8 metros segurando um Queijo Minas, o Pórtico Alameda iluminado, o Túnel de Luz que leva ao Palácio, e o Sino de Minas Gerais, uma obra imersiva com música típica dos sinos da região. Outras incluem o Coreto, decorado com luzes e estandartes da Folia de Reis, e as Bolas Natalinas, inspiradas nos bordados das Bordadeiras de Sinhá, um grupo de senhoras do Alto Vera Cruz.
Na Vila da Mineiridade, cerca de 20 empreendedores da economia criativa oferecem produtos artesanais e alimentos típicos, complementando a experiência cultural.
O evento “Natal da Mineiridade 2024” é uma iniciativa do Governo de Minas Gerais, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, Fundação Clóvis Salgado e patrocínio da Cemig. A direção geral de Natal Iluminado é de Elke Rezende, enquanto a direção criativa é assinada pela Festa da Luz. A visitação ao Palácio do Natal é gratuita e estará aberta nos dias 26 a 29 de dezembro e 3 a 6 de janeiro, das 16h às 22h. Mais informações podem ser obtidas no perfil @festasdaliberdade.
Mín. 19° Máx. 25°