18°C 24°C
Belo Horizonte, MG
Publicidade

Crimes de maus-tratos a animais aumentam 48% em Minas Gerais

A mobilização em defesa dos animais se intensificou em todo o país após o caso do cão comunitário Orelha.

03/02/2026 às 15h39
Por: Suylan Rikelme
Compartilhe:
Divulgação: Freepik
Divulgação: Freepik

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) divulgou um balanço sobre os crimes de maus-tratos a animais em 2025. De acordo com os dados, cerca de 18 animais foram vítimas desse tipo de violência diariamente em Minas Gerais no ano passado. Ao todo, foram registradas 6.743 ocorrências ao longo do ano, número que representa um aumento de 4% em relação a 2024.

O tema voltou a estar em evidência em todo o país após o caso do cachorro orelha, que foi brutalmente espancado a pauladas por quatro adolescentes na Praia Brava, no litoral de Santa Catarina.

O balanço da Sejusp confirma uma escalada contínua na violência contra animais no estado. Em 2021, por exemplo, Minas Gerais registrou 3.785 ocorrências, um salto expressivo em relação ao período anterior (49%). Embora 2022 tenha apresentado uma leve queda de 5% (3.596 registros), os anos seguintes consolidaram uma tendência de crescimento ininterrupto desse tipo de crime.

O número de prisões e apreensões também acompanhou a alta. No ano passado, 418 pessoas foram conduzidas por maus-tratos a animais, um aumento de 17,42% em relação a 2024, quando 356 suspeitos foram detidos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.