Uma operação realizada pela Polícia Militar de Meio Ambiente na última terça-feira (17) desmantelou um garimpo ilegal de ouro em uma área de preservação no distrito de Furquim, zona rural de Mariana, na região Central de Minas Gerais. Durante a ação, os suspeitos que operaram a proteção perceberam a proximidade dos policiais e fugiram, escondendo-se na vegetação. Nenhum dos responsáveis foi preso.
De acordo com a PM, os militares chegaram ao local por uma trilha e identificaram um motor em pleno funcionamento. Ao se aproximarem, notaram pelo menos seis indivíduos trabalhando na lavra, mas um deles alertou os comparsas, que imediatamente fugiram para a mata densa ao redor.
No local, os policiais encontraram uma draga, composta por uma balsa equipada com um motor de caminhão acoplado a uma bomba de sucção, utilizada para a dragagem da margem esquerda do ribeirão do Carmo. A atividade já havia devastado cerca de mil metros quadrados da área de preservação, com supressão total da vegetação nativa.
Os agentes apreenderam o motor, 30 litros de diesel e outros equipamentos utilizados no garimpo. Todo o material foi encaminhado para a Mina da Passagem, onde ficará armazenado até que a Justiça determine seu destino final. Parte do maquinário, no entanto, ficou no local, devido ao peso excessivo e à dificuldade de acesso à área.
A Polícia Civil assumirá as investigações para identificar e responsabilizar os envolvidos na atividade ilegal, que causem danos ambientais prejudiciais. O Ribeirão do Carmo, impactado pela dragagem, é um importante corpo hídrico da região, e a área onde o garimpo foi instalado é protegida por sua relevância ambiental.
Mín. 19° Máx. 26°