A mina de ouro Turmalina, localizada em Conceição do Pará, no Centro-Oeste de Minas Gerais, foi interditada pela Superintendência Regional do Trabalho de Minas Gerais (SRTE/MG) após o deslizamento de uma pilha de rejeitos desalojar 255 pessoas. O acidente ocorreu no último dia 7 de dezembro, na comunidade de Casquilho de Cima, e a interdição, formalizada na sexta-feira passada (13), foi motivado por risco de novas ocorrências, segundo o Ministério do Trabalho.
De acordo com o órgão federal, os auditores-fiscais identificaram o rompimento parcial da estrutura de sustentação da pilha, causando o escorregamento de parte dos rejeitos. “Ainda existe risco de rompimento do restante ou de nova entrega da área já comprometida”, afirmou a SRTE/MG. A situação foi considerada perigosa para os trabalhadores, levando à suspensão das atividades na mina até que a segurança da estrutura seja completamente restaurada.
A Jaguar Mining, responsável pelo empreendimento, afirmou, por meio de nota, que está conduzindo obras emergenciais com foco na estabilização da pilha de rejeitos e na eliminação de riscos. A empresa destacou que utiliza as melhores práticas e monitoramento contínuo por georradares e equipamentos especializados para garantir a segurança dos trabalhadores e da comunidade. Como medida emergencial, foram instalados um dique de contenção e estruturas para reter os sedimentos levados pelas chuvas.
Segundo a mineradora, a próxima fase das obras incluirá melhorias na estabilização da estrutura, limpeza da área afetada e drenagem adequada da água da chuva. A empresa também informou que o acesso à comunidade de Casquilho de Cima permanece bloqueado por tempo indeterminado, conforme determinação do Comando Unificado de Operações, para evitar novos incidentes e garantir a segurança da população local.
O deslizamento impactou diretamente 97 famílias, totalizando 255 pessoas que deixaram suas residências. A maioria foi realocada para hotéis da região, enquanto outros procuraram abrigo em casas de familiares. No total, 162 edificações foram desocupadas, sendo sete atingidas pelo material deslocado. Além disso, 889 animais foram resgatados durante a evacuação; 587 já foram devolvidos aos tutores ou encaminhados para locais indicados por eles, enquanto outros 290 permaneceram sob cuidados em clínicas veterinárias, e 12 estão sob a responsabilidade de empresas especializadas.
Mín. 18° Máx. 26°