Dois detentos acusados de envolvimento na “chacina de Ribeirão das Neves” foram transferidos do Presídio Inspetor José Martinho Drummond, na Grande Belo Horizonte, para a Penitenciária Deputado Expedito de Faria Tavares, em Patrocínio, no Triângulo Mineiro, após as autoridades descobrirem que planejavam uma fuga. A transferência, realizada no último dia 12 de dezembro, foi confirmada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
Os presos Pedro Paulo Ferreira de Lima, conhecido como Paulinho Satan, e Yago Pereira de Souza Reis, estavam tramando o escape que, de acordo com o serviço de inteligência da Polícia Penal, seria realizado antes do Natal. A forma como os agentes identificaram o plano permanece em sigilo para preservar as estratégias da investigação.
Além do plano de fuga, um aumento significativo no arremesso de materiais ilícitos para a ala quatro do presídio foi detectado recentemente. Entre os itens apreendidos, constavam lâminas de serra, aparelhos telefônicos e drogas. As investigações indicam que Paulinho Satan teria relação direta com esses arremessos, organizados por pessoas do lado de fora da unidade.
Em nota oficial, a Sejusp reforçou que não dará mais detalhes sobre a operação por motivos de segurança, mas destacou que a transferência foi uma medida necessária para manter a ordem e a disciplina no sistema prisional.
Mín. 17° Máx. 26°