Uma operação de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) resultou na apreensão de 88 unidades de cigarros eletrônicos no km 871 da BR-381, em Pouso Alegre, no Sul de Minas. A ação ocorreu no sábado (14), mas foi divulgada nesta segunda-feira (16). Os produtos estavam em uma caixa localizada no compartimento de bagagens de um ônibus de turismo que fazia a rota São Paulo/SP - Lavras/MG.
Conforme informações da PRF, a comercialização, importação e exportação de cigarros eletrônicos são proibidas no Brasil, conforme regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A carga foi identificada como pertencente a um homem que não estava presente no momento da abordagem. Os itens apreendidos foram encaminhados à Receita Federal, e o caso será tratado como crime de contrabando, previsto no artigo 334-A do Código Penal.
Além de infringir a legislação, a PRF reforça os graves riscos que os produtos oferecidos à saúde pública. "Os chamados vapes têm ganhado popularidade, mas estudos mostram que eles contêm substâncias altamente tóxicas, como nicotina em concentrações elevadas, metais pesados e compostos voláteis. O uso pode causar dependência, doenças respiratórias, danos cardiovasculares e síndrome EVALI, uma lesão pulmonar associada ao consumo de cigarros eletrônicos", informou a corporação.
O aumento do consumo, especialmente entre os jovens, preocupa as autoridades, que alertam para a falsa percepção de que os cigarros eletrônicos são mais seguros do que os convencionais. A PRF destacou que atua firmemente para reprimir o comércio irregular e conscientizar a população sobre os perigos desses dispositivos.
Mín. 19° Máx. 30°