18°C 24°C
Belo Horizonte, MG
Publicidade

Operação “Falcões de Aço” combate desvio de insumos farmacêuticos para fabricação de drogas em Minas Gerais

Ação da Polícia Federal desmantela esquema que envolve agentes públicos e empresários do setor farmacêutico na adulteração de substâncias ilícitas

03/12/2024 às 13h30
Por: Por Redação
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira (3) uma nova fase da Operação Falcões de Aço, com foco em um esquema criminoso que desviava insumos farmacêuticos para a adulteração de drogas no Vale do Aço, em Minas Gerais. A operação resultou no cumprimento de seis mandatos de busca e apreensão em residências de agentes públicos e na execução de três mandatos de prisão preventiva contra traficantes e membros de uma organização criminosa. O objetivo da ação é combater os crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de capitais.

De acordo com a PF, as investigações revelaram que empresários do setor farmacêutico estavam desviando produtos químicos, como a cafeína, para adulterar a cocaína, aumentando o volume da substância e, consequentemente, o lucro do tráfico. O acesso facilitado a esses insumos devido à sua atividade comercial foi um dos fatores que permitiram a expansão do esquema. Além disso, a Polícia Federal descobriu uma rede complexa de transações financeiras ilegais que envolvia traficantes locais e indivíduos de regiões de fronteira, tradicionalmente conhecidos por sua alta incidência de tráfico de drogas. Os lucros obtidos com a venda de entorpecentes foram lavados por meio de operações financeiras sofisticadas.

Esta fase da operação é uma continuidade da primeira, realizada recentemente, quando foram cumpridos 42 mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão preventiva. Nessa etapa, os materiais coletados durante a ação possibilitaram a identificação de novos investigados e de empresários do ramo farmacêutico envolvidos no esquema. A operação revelou também que os traficantes de Coronel Fabriciano, uma das cidades da região, utilizavam os insumos desviados para ampliar a quantidade de cocaína no mercado.

O envolvimento dos empresários do setor farmacêutico no esquema é um alerta sobre como o crime pode se infiltrar em diferentes setores da sociedade. Ao fornecer produtos químicos para a adulteração de drogas, esses empresários não apenas violaram a lei, mas também colaboraram diretamente com o aumento da circulação de substâncias ilícitas, colocando em risco a saúde pública e a segurança da região. As investigações também apontaram o uso de "laranjas" para ocultar as transações financeiras, dificultando ainda mais o rastreamento do dinheiro obtido com a venda das drogas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Belo Horizonte, MG
25°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 24°

25° Sensação
2.06km/h Vento
70% Umidade
100% (9mm) Chance de chuva
05h31 Nascer do sol
18h40 Pôr do sol
Ter 19° 17°
Qua 21° 17°
Qui 18° 17°
Sex 24° 17°
Sáb 25° 18°
Atualizado às 17h01
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade