Na sexta-feira (29), os elevadores da Cidade Administrativa voltaram a apresentar problemas durante o expediente, apenas algumas semanas após os reparos que liberaram parte dos equipamentos. O incidente mais recente envolveu uma falha momentânea no sensor de um dos elevadores, que, de acordo com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), foi rapidamente solucionada pela equipe de manutenção. A situação, embora pontual, não causa risco à segurança dos usuários, conforme atestado pelos responsáveis pela manutenção.
Este não é o primeiro problema com os elevadores desde que foram interditados em maio deste ano, quando uma série de falhas levou à suspensão do uso de todos os 58 equipamentos presentes nos prédios de Minas e Gerais. Em 4 de outubro, um vídeo divulgado nas redes sociais mostrava oito pessoas presas em um elevador parado no 6º andar, sem comunicação com a área responsável pela manutenção. O episódio gerou preocupações sobre a segurança dos sistemas.
As obras de reforma nos elevadores começaram em julho e seguem em andamento. Após os reparos iniciais, que resultaram na liberação de 24 elevadores em setembro, os outros 34 equipamentos passados por ajustes e conferências técnicas, como as substituições de peças e a correção de falhas estruturais, especialmente nos pilares metálicos que fixam as guias dos contrapesos. A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e a empresa Otis atestaram a segurança dos elevadores que já voltaram a ser utilizados.
Apesar dos avanços, a falta de estabilidade nos equipamentos continua gerando incômodos. A conclusão das obras de reparo está prevista para dezembro, com a expectativa de que os 58 elevadores da Cidade Administrativa voltem a operar sem falhas, garantindo mais segurança e eficiência no funcionamento dos prédios públicos.
Mín. 20° Máx. 26°