A partir desta quarta-feira (27), os moradores de Minas Gerais terão acesso a um processo mais ágil e simplificado para a transferência de veículos automotivos. Com a implementação da transferência digital, disponível por meio do aplicativo MG app ou do portal mg.gov.br , o procedimento elimina etapas burocráticas como o reconhecimento de firma em cartório e a necessidade de comparecimento às unidades de atendimento presenciais, como as UAIs e Ciretrans .
O serviço é restrito a pessoas físicas e só é aplicável a veículos com Certificado de Registro de Veículo Eletrônico (CRV-e) emitido a partir de 2021. Para iniciar a transferência, o vendedor deve acessar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) e possuir um cadastro no portal gov.br nos níveis de segurança prata ou ouro. Já o comprador deverá realizar uma vistoria presencial do veículo, única etapa que não foi digitalizada.
Durante a solenidade de lançamento, realizada na Cidade Administrativa de Minas Gerais nesta terça-feira (26), o governador Romeu Zema destacou a modernização como um avanço para desburocratizar os serviços públicos. Segundo Caroliny Aparecida Silva de Miranda, superintendente de Transformação de Serviços de Trânsito, o novo sistema atrapalha as etapas do processo de 10 para apenas quatro. Ela destacou que o procedimento pode ser realizado a qualquer hora do dia e que, após a vistoria, a transferência é concluída em até cinco minutos.
A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), responsável pela implementação por meio da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), garantiu que o sistema é seguro devido à autenticação online.
Mín. 20° Máx. 26°