Após realizar classificatórias em várias regiões de Minas Gerais, as Olimpíadas que Transformam, da Cemig , chegam à Zona da Mata. A competição, que é idealizada pela companhia e executada pelo Instituto de Formação Esportiva e Social (Infes), vai reunir quase 400 jovens em Juiz de Fora, Viçosa e Barbacena entre quarta-feira e sábado (10 a 13/4), que disputarão as modalidades judô, voleibol e futsal.
As eliminatórias do judô ocorrem na quarta-feira (10/4) em Juiz de Fora e na sexta-feira(12/4) em Viçosa. Serão 240 jovens, 120 por cidade, disputando as vagas municipais para a final que será disputada em Belo Horizonte. Todos os jovens são do projeto "Judô nas escolas II – Ajudôu".
Já no sábado (13/4), a partir das 9h, 200 jovens do projeto “Esporte e Saúde! - Obras Sociais Santo Antônio”, de Barbacena, disputarão a classificatória de voleibol e futsal, na sede da iniciativa.
A competição
As Olimpíadas que Transformam estão reunindo mais de 500 jovens de 6 a 17 anos de 14 cidades mineiras, em disputas de cinco modalidades (futsal, voleibol, handebol, judô e taekwondo), realizada em duas fases entre os meses de março e junho.
Primeiramente, as equipes disputam a etapa classificatória, como a que acontecerá em São José da Lapa na próxima quinta. Nesta fase, as equipes competem entre si no âmbito regional por uma vaga na segunda fase que será entre os meses de maio e junho. O encerramento está marcado para dia 2/6 no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte, quando serão definidos os vencedores de cada modalidade.
Ao todo, as Olimpíadas que Transformam vão reunir nove projetos esportivos patrocinados pela Cemig em várias regiões de Minas Gerais. As cidades que terão representantes são: Viçosa, Juiz de Fora, Barbacena, Minas Novas, Governador Valadares, Montes Claros, Grão-Mogol, Cássia, Contagem, Betim, Belo Horizonte, Sabará, São José da Lapa e Cruzília.
Incentivo ao esporte mineiro
Anualmente, a Cemig lança edital de chamada pública para selecionar projetos que promovam a prática de esportes e que ofereçam benefícios sociais e de cidadania, especialmente para crianças e adolescentes.
Sabendo da importância do esporte como ferramenta essencial para o desenvolvimento social, a Cemig acredita e apoia essa prática como incentivo ao bem-estar das comunidades onde atua.
Nos últimos cinco anos, a Cemig investiu cerca de R$30 milhões, beneficiando quase 20 mil jovens em toda a área de atuação da empresa em Minas Gerais.
Mín. 15° Máx. 28°