A operação "Se deu dúvida, é golpe!", lançada em outubro, já realizou a prisão de 90 estelionatários em Minas Gerais e em outros estados, como Goiás, Mato Grosso e Rio de Janeiro. A campanha, que conta com a colaboração da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco), tem como objetivo combater o número crescente de crimes de estelionato virtual, especialmente aqueles que afetam a população mineira.
De acordo com a porta-voz da Polícia Militar de Minas Gerais, major Layla Brunnela, a ação não se retomará nas prisões, mas também à prevenção de prejuízo e ao combate eficaz aos ilícitos. Ela destacou a relevância da atuação integrada entre as polícias militares, a Polícia Federal e a Diretoria de Inteligência da PM, que atuam de forma coordenada para reforçar a segurança e a educação sobre os riscos do estelionato virtual. “Essas prisões demonstram uma resposta imediata para a sociedade e mostram o comprometimento das forças de segurança em proteger a população”, afirmou o major.
A campanha, que conta com o influenciador Tião Bruto Sistemático como garoto-propaganda, visa conscientizar especialmente os idosos sobre os golpes mais comuns, como o "pix errado", falsas promoções, cupons de descontos, falsos atendentes de banco e boletos falsificados. A iniciativa tem sido amplamente divulgada em Minas, com foco em informar e proteger os cidadãos de novas fraudes virtuais.
Mín. 18° Máx. 23°