A partir desta quinta-feira, 14 de novembro, os passageiros do metrô de Belo Horizonte enfrentarão um aumento no tempo de espera entre os trens devido a um novo período de obras no sistema de trilhos. As intervenções, que acontecem no trecho entre as estações Santa Efigênia e Santa Tereza, até o dia 24 de novembro e impactam diretamente o intervalo das viagens, que passam a ser de 13 a 20 minutos, dependendo do horário. A mudança será sentida principalmente durante o feriado da Proclamação da República, nesta sexta-feira (15).
Os horários de pico têm intervalos de 13 minutos entre os trens, enquanto fora do horário de pico, incluindo finais de semana e feriados, os intervalos serão de 20 minutos. Em comparação, o tempo de espera habitual é de 7 minutos nos horários de pico e 15 minutos em horários mais tranquilos. Além disso, em determinados horários, será necessário realizar uma baldeação na estação Santa Tereza, o que exigirá que os passageiros troquem de trem para continuar sua jornada.
Para melhorar o fluxo e o conforto dos passageiros, o Metrô BH implementará uma estrutura de embarque e desembarque inteligente na estação Santa Tereza, com uma plataforma dividida para embarque e desembarque em horários de pico. Todas as estações contarão com avisos sonoros e painéis informativos para orientar os passageiros sobre os novos procedimentos durante o período de instruções.
Segundo a Metrô BH, a escolha do período para as obras leva em consideração os feriados de 15 de novembro, Proclamação da República, e 20 de novembro, Consciência Negra, quando o número de passageiros tende a ser menor. Aloísio Viana, responsável pela engenharia de operações e manutenção do Metrô BH, pediu que os passageiros se planejem e cheguem às estações com antecedência para evitar transtornos.
Mín. 18° Máx. 23°