A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa eliminar a jornada de trabalho na escala 6x1 (seis dias de trabalho e um de descanso) atingiu um marco importante nesta quarta-feira, 13 de novembro, ao ultrapassar as 171 assinaturas e permitir para que sua tramitação seja iniciada na Câmara dos Deputados. A PEC, de autoria da deputada Erika Hilton (PSOL-SP), conta com 194 assinaturas até o momento, destacando um amplo apoio entre os parlamentares.
O grande apoio à proposta, que também sugere a redução da carga semanal de trabalho de 44 para 36 horas, reflete a crescente repercussão do tema nas redes sociais e no cenário político. O Partido dos Trabalhadores (PT), que tem se mostrado aliado à proposta, foi o que mais contribuiu para o número de adesões, com 68 assinaturas. Além do PSOL e PSB, que já tinham signatários, a PEC também recebeu apoio de membros de outros partidos como União Brasil, PSD, PP, Republicanos e até do PL, ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
Agora, com o número mínimo de apoios alcançados, o projeto está mais próximo de ser estudado no Congresso, podendo alterar a rotina de milhares de trabalhadores no país.
Mín. 18° Máx. 23°