As obras de macrodrenagem do Ribeirão Pampulha, iniciadas pela Prefeitura de Belo Horizonte na Praça das Águas, estão causando mudanças significativas no trânsito da avenida Cristiano Machado, no bairro Vila Suzana. A partir desta quinta-feira, dia 7, motoristas e usuários do transporte coletivo deverão ficar atentos às alterações na circulação e à desativação temporária de pontos de ônibus. Essas instruções, com previsão de duração de seis meses, afetam diretamente o trecho próximo à Estação São Gabriel, onde parte da via termina interditada para o trânsito no sentido Venda Nova.
Com as obras, o trânsito no sentido Venda Nova será desviado para a avenida Risoleta Neves. Os motoristas devem seguir as orientações das placas e sinalizações da BHTrans para se manterem à esquerda na rotatória de São Gabriel e depois, próximo ao Viaduto Hélio Pelegrino, acessando o novo eixo de Cristiano Machado. Já para os usuários do transporte público, os pontos de embarque e desembarque de 11 linhas municipais e 12 linhas do sistema metropolitano sofrerão alterações. A prefeitura instalou faixas, cartazes e distribuiu panfletos informativos na região para orientar a população, além de agentes designados da BHTrans e Sumob para auxiliar motoristas e passageiros durante o período.
Essas mudanças integram a primeira etapa das obras de otimização do sistema de drenagem da bacia do Ribeirão Pampulha, que inclui a construção de uma nova caixa de captação na confluência com o Córrego Cachoeirinha. A estrutura, projetada para armazenar até 27 milhões de litros de água, terá capacidade algumas vezes maior que a atual instalada na avenida Vilarinho, e pretende reduzir o risco de enchentes em toda a extensão da avenida Cristiano Machado. O investimento na obra está estimado em R$ 67,5 milhões, financiado em parte pela Caixa Econômica Federal e com recursos próprios da prefeitura.
A obra abrange ainda a instalação de novos semáforos e uma nova pista para melhorar a mobilidade dos veículos vindos da avenida Risoleta Neves. A prefeitura reforça essas intervenções são essenciais para melhorar a drenagem urbana, com impacto positivo na redução dos alagamentos em uma área de grande fluxo.
Mín. 17° Máx. 25°