Na manhã desta segunda-feira (4), um dos elevadores do prédio Gerais, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, apresentou uma falha técnica logo no primeiro dia de uso após um longo período de manutenção. O equipamento, que atende do 4º ao 14º andar, travou com funcionários dentro, obrigando-os a abrir a porta manualmente para saírem. Os trabalhadores pretendiam inicialmente solicitar ajuda pelo telefone de emergência da cabine, mas não obtiveram resposta. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que os ocupantes do elevador forçaram a porta para conseguirem sair.
De acordo com a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), responsável pela manutenção, uma falha teria ocorrido devido a um problema no sistema de comunicação da cabine com a casa de máquinas, o que impediu que o pedido de socorro fosse atendido. A assessoria da Cidade Administrativa informou que, felizmente, nenhum dos funcionários ficou ferido durante o incidente.
Os elevadores da Cidade Administrativa foram interditados no início de maio, após perícias de segurança e infraestrutura realizadas por órgãos estaduais identificarem problemas estruturais que tornassem o uso dos equipamentos inseguros. Em julho, iniciaram as obras de reparo, conduzidas pela Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge).
Os serviços de manutenção incluíram um reforço estrutural nos pilares metálicos de fixação das guias dos contrapesos, além de uma completa revisão elétrica, mecânica, de automação e limpeza das cabines. A expectativa era que os equipamentos voltassem a operar com segurança e eficiência, mas o incidente desta manhã falou sobre a efetividade das reformas.
A Seplag declarou que investiga o que poderia ter causado uma falha no sistema de comunicação e que serão tomadas medidas para evitar novos problemas nos elevadores da Cidade Administrativa.
Mín. 20° Máx. 27°