A forte chuva que atingiu Belo Horizonte na noite deste sábado (27) provocou uma série de transtornos em diferentes pontos da cidade, gerando alagamentos, quedas de muros e árvores e danos significativos ao asfalto em vias de grande movimento. A Defesa Civil precisou bloquear algumas ruas devido aos alagamentos, enquanto as equipes da prefeitura e de manutenção do Hospital João XXIII, o maior da rede pública estadual, foram mobilizadas para conter os danos.
O Hospital João XXIII teve uma de suas alas inundadas, incluindo a sala de reanimação de pacientes, devido ao entupimento de calha causado pelo acúmulo de folhas das árvores da rua. Os funcionários precisaram realocar internos para áreas seguras, mas, de acordo com a administração da unidade, o problema foi resolvido ainda na mesma noite, com as calhas desobstruídas e a limpeza reforçada. “A equipe de manutenção atuária imediatamente, restabelecendo as condições de funcionamento sem prejuízo à assistência dos pacientes”, informou a direção do hospital em nota.
A chuva também trouxe transtornos para outras áreas da cidade. No bairro Cidade Nova, um muro de cerca de cinco metros desabou sobre dois veículos estacionados na avenida Alberto Cintra, região Nordeste de Belo Horizonte. Apesar dos danos materiais, os veículos estavam vazios, e ninguém se feriu. Já na região Noroeste, moradores dos bairros Cachoeirinha e Coração Eucarístico relataram queda de árvores, enquanto, na região Oeste, a avenida Silva Lobo sofreu danos no asfalto devido à força da água, destruindo cerca de 50 metros da via. Equipes da prefeitura trabalham para restaurar o trecho.
A Defesa Civil informou que foram acionadas para 13 ocorrências de desabamento parcial de muros de arrimo, além de um desabamento de telhado e duas ocorrências de rachaduras em muros. “Apesar do grande volume de chuva em um espaço curto de tempo, não foram registradas ocorrências graves e não há vítimas”, informou a prefeitura. O balanço completo das ocorrências relacionadas ao temporal está sendo finalizado pelo Corpo de Bombeiros, que também participou dos atendimentos emergenciais em diversas áreas da capital.
Mín. 18° Máx. 23°