Minas Gerais está em alerta para a chegada de tempestades severas provocadas por um ciclone extratropical que atingirá o Sul do Brasil a partir desta quinta-feira (24). Embora o ciclone não atue diretamente sobre o território mineiro, seus efeitos, combinados com a passagem de uma frente fria, vão intensificar a convergência de umidade, resultando em condições climáticas adversas em grande parte do estado. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) emitiu um comunicado alertando para o risco de chuvas intensas e ventos fortes nos próximos dias.
De acordo com o Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge), as tempestades devem persistir até sábado (26), com maior intensidade no Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Sul de Minas, Oeste, Zona da Mata, Vale do Rio Doce e na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Nessas áreas, os acumulados de chuva poderão variar entre 50 e 80 milímetros (mm). Nas regiões de Campo das Vertentes, Zona da Mata, sul da RMBH, e Centro-Sul do estado, são esperados acumulados de até 50 mm. Outras áreas de Minas, como o Noroeste e a Central Mineira, também poderão registrar chuvas significativas, mas com volumes menores, de até 15 mm.
O meteorologista Heriberto dos Anjos, do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), explicou que o ciclone extratropical, localizado sobre o Oceano Atlântico entre o Sul e Sudeste do Brasil, será responsável pela intensificação do tempo severo. "Esse fenômeno, acoplado à frente fria, favorecerá a convergência de umidade desde a região amazônica até o Sudeste, o que trará chuvas fortes, ventos intensos e até granizo em algumas áreas do estado", afirmou.
Diante desse cenário, a Defesa Civil Estadual reforçou que está monitorando as condições climáticas 24 horas por dia, visando garantir a segurança da população e tomar medidas preventivas necessárias em caso de situações de risco.
Mín. 18° Máx. 23°