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Iniciada vistoria ambiental para a viabilidade da linha 2 do Metrô da RMBH

Trabalho de campo solicitado pela Fundação Estadual do Meio Ambiente faz parte do rito de licenciamento ambiental

26/04/2024 às 21h13
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
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Seinfra / Divulgação
Seinfra / Divulgação

A equipe técnica da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) acompanhou, nesta sexta-feira (26/4), a vistoria ambiental realizada pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) para avaliar, in loco, o projeto de implantação da linha 2 do Metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Durante a vistoria, o grupo percorreu trechos do traçado de 10,5 quilômetros, por onde vai passar a futura linha 2, interligando a estação Calafate até o Barreiro, além de visitar a área de ampliação da linha 1.

O processo de vistoria em campo é uma das etapas do rito de licenciamento ambiental, que envolve outras fases, como a análise de estudos, emissão de informações complementares e emissão do parecer único.

A expectativa é a de que o licenciamento ambiental seja concluído em julho de 2024. De acordo com o cronograma do projeto, as obras da Linha 2 devem começar em no segundo semestre deste ano.

Linha 2

O novo traçado vai contar com sete estações: Nova Suíça, Amazonas, Nova Gameleira, Nova Cintra, Vista Alegre, Ferrugem e Barreiro.

Quando concluído, a estimativa é que mais de 50 mil usuários devem utilizar a nova linha, todos os dias.

Investimentos

O contrato de concessão do Metrô da RMBH tem duração de 30 anos. Durante este período, a estimativa é que sejam investidos R$ 3,7 bilhões para melhorias e ampliações. Desse total, R$ 2,8 bilhões são aportes do governo federal e cerca de R$ 440 milhões são provenientes do Termo de Reparação assinado com a Vale em decorrência do rompimento da barragem de Brumadinho.

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