21°C 34°C
Lagoa Santa, MG
Publicidade

Maior superlua do ano pode ser vista nesta quinta

Astro parecerá maior e mais brilhante devido à sua aproximação máxima da Terra; fenômeno será visível em todo o mundo

17/10/2024 às 10h00
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Na noite desta quinta-feira (17), a maior superlua de 2024 poderá ser observada no céu, oferecendo um espetáculo natural. O fenômeno ocorre quando a Lua atinge o perigeu, o ponto mais próximo da Terra em sua órbita elíptica, fazendo com que o astro pareça maior e mais brilhante do que o habitual. Nesta ocasião, a Lua estará a cerca de 357.364 quilômetros da Terra, enquanto a distância média é de 384.400 quilômetros.

A superlua acontece quando a Lua está em sua fase cheia e ao mesmo tempo no perigeu ou próximo dele. De acordo com a astrônoma Josina Nascimento, do Observatório Nacional, o termo “superlua” foi cunhado em 1979 pelo astrólogo Richard Nolle, mas não possui uma base científica. O conceito se popularizou por descrever uma Lua cheia que aparece até 90% mais próxima do que o habitual.

Durante o fenômeno, o satélite parece maior e mais brilhante, mas não há alteração real no tamanho do corpo celeste. A diferença na percepção se dá pela distância da Terra, que, em momentos de superlua, é menor, o que afeta a maneira como observamos o astro no céu.

Para quem deseja acompanhar esse espetáculo, especialistas recomendam observar a superlua de locais afastados das luzes urbanas, onde o brilho do satélite será ainda mais impressionante. O fenômeno poderá ser visto em qualquer parte do mundo, desde que as condições meteorológicas permitam um céu claro.

Além desta superlua, a última do ano está prevista para o dia 15 de novembro, quando o satélite estará a 361.867 quilômetros da Terra. Esses fenômenos ocorrem de uma a seis vezes por ano, dependendo da variação da órbita lunar.

A Lua cheia acontece quando o Sol e a Lua estão alinhados em lados opostos da Terra, permitindo que 100% da face visível do astro seja iluminada. Esta será a segunda superlua de 2024, sendo a primeira em agosto e a última em novembro.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários