21°C 34°C
Lagoa Santa, MG
Publicidade

Elevadores da Cidade Administrativa são liberados para servidores em Minas Gerais

A retomada das atividades presenciais começa gradativamente após reparos em 24 elevadores interditados

14/10/2024 às 11h30
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira (14 de outubro), a Cidade Administrativa de Minas Gerais inicia a liberação dos elevadores que atendem os prédios mineiros e gerais, permitindo o retorno gradual das atividades presenciais dos órgãos e entidades. A decisão foi anunciada pelo governo estadual na última semana, após a conclusão das obras de reparação em 24 elevadores, que estavam interditados desde novembro de 2023, quando falhas estruturais foram identificadas numa rotina de manutenção.

De acordo com o cronograma, o acesso ao prédio Minas será liberado inicialmente do 4º ao 14º andar. No dia 21 de outubro, os andares 1, 2 e 3 também estarão disponíveis. Já no prédio Geral, o retorno das atividades será entregue em 4 de novembro, com acesso do 4º ao 14º andar, e se estenderá aos demais andares a partir de 11 de novembro.

"A liberação do uso e acesso dos três primeiros andares de ambos os prédios aconteceu de acordo com o fim do remanejamento de servidores, que foi realizado anteriormente para garantir a continuidade dos serviços que prestam atendimento presencial", explicou o governo de Minas. Durante o período de interdição, alguns servidores foram realocados para andares inferiores, onde puderam manter suas atividades.

As obras de reparação nos elevadores incluíram um reforço estrutural nos pilares metálicos de fixação das guias dos contrapesos. Os 12 elevadores de cada prédio também passaram por uma configuração específica das partes elétricas, mecânica e de automação, além de limpeza das cabines. Até o momento, a manutenção de outros 18 elevadores está em andamento, com reparos nos 16 restantes programados para os meses de novembro e dezembro.

Os elevadores do prédio Minas foram interditados após uma perícia técnica contratada pelo governo de Minas, que revelou que os pilares metálicos dos contrapesos não foram fixados conforme o projeto original, resultando em um espaço vazio entre a viga de concreto e as chapas de fixação. Essa falha provocou um efeito conhecido como "pino", comprometendo a segurança dos equipamentos.

Com a liberação gradual dos elevadores, as secretarias e órgãos deverão informar aos servidores sobre o retorno às atividades presenciais, que serão orientados por suas respectivas chefias. O governo estadual garantiu que o cronograma de reparos foi cumprido e que a segurança dos servidores e cidadãos está sendo priorizada.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários