O novo documento de identidade brasileiro, a Carteira de Identidade Nacional (CIN), já foi emitida para mais de 13,4 milhões de cidadãos, segundo o Secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação, Rogério Mascarenhas. Ele enfatiza que a modernização da identificação não restringe as questões de segurança, mas também visa melhorar a qualidade dos serviços públicos oferecidos ao cidadão.
"A gente está buscando melhorar a identificação dos brasileiros. Isso é mais do que uma pauta só de segurança. O novo documento vai permitir que a gente melhore a qualidade do serviço público prestado, na medida em que temos um cidadão, agora, perfeitamente identificado ", destacou Mascarenhas. Ele explicou que essa mudança permitirá o desenvolvimento de políticas públicas mais eficientes e focadas nas necessidades individuais dos brasileiros, considerando suas trajetórias de vida.
A CIN pode ser solicitada gratuitamente em todos os estados e no Distrito Federal, com a emissão da primeira via disponível até 2032. Além disso, o novo documento digitaliza o processo de verificação de identidade, elevando o nível da conta gov.br para o status "ouro". Com isso, o cidadão poderá acessar mais de 4.300 serviços digitais, como assinatura de documentos e realização de prova de vida para obtenção de benefícios.
Mín. 17° Máx. 28°