Na manhã desta sexta-feira (4), o diretor de operações da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), coronel Ralfe Veiga de Oliveira, anunciou que mais de 38 mil policiais militares estarão mobilizados para garantir a segurança nas eleições municipais deste domingo. Durante o lançamento da Operação Eleições 2024, o coronel destacou a importância da presença da corporação nas ruas, principalmente nas áreas de maior demanda.
Para atender a essa necessidade, o interior do estado receberá um reforço significativo de cerca de 3 mil policiais, que serão deslocados de grandes cidades para municípios menores, onde há uma maior necessidade de apoio. Além disso, militares do efetivo administrativo, que ainda se encontram em formação, também serão convocados para auxiliar nas operações de segurança, incluindo aqueles cujas férias foram alteradas para garantir a presença policial.
"Hoje, iniciamos a distribuição do efetivo para cidades menores. São em torno de 3 mil policiais militares que estão indo de grandes cidades para o interior, de forma a dar suporte aos mais de 10 mil locais de votação existentes em Minas. Toda a tropa da corporação estará nas ruas. A expectativa é que em todo o estado, mais de 38 mil agentes sejam designados", detalhou o coronel Ralfe.
A Polícia Militar não apenas realizará ações de policiamento rotineiras, mas também se encarregará da distribuição e escolta das urnas, além de fiscalizar a boca de urna e quaisquer infrações relacionadas a crimes eleitorais. Desde o início do período eleitoral, foram registradas 22 infrações, e a polícia prevê que esse número possa aumentar no dia da votação.
O Tribunal Regional Eleitoral de Minas iniciou a distribuição das urnas para todo o estado, e, para garantir a segurança dos equipamentos, a PMMG está realizando escoltas nas operações de transporte das urnas. O comprometimento da corporação com a segurança nas eleições é um passo fundamental para garantir que os cidadãos exerçam seu direito ao voto de forma tranquila e segura.
Mín. 18° Máx. 23°