A partir desta terça-feira (1º), os proprietários de veículos com placas terminadas em 4, 5 e 6 deverão portar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) 2024 para circular legalmente em Minas Gerais. O documento, que pode ser obtido no formato digital ou impresso, só é emitido após a quitação de todos os subsídios relacionados ao veículo, incluindo o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), o seguro obrigatório, a Taxa de Renovação do Licenciamento Anual de Veículo (TRLAV) e eventuais multas.
A exigência do CRLV 2024 começou no dia 1º de setembro para carros com placas finalizadas em 1, 2 e 3. Já os veículos com placas que terminam em 7, 8 e 9 têm até o dia 30 de outubro para regularizar a situação.
O CRLV é um documento essencial para comprovar que o veículo está em conformidade com as critérios do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Sem ele, o motorista está sujeito a deliberações severas. A falta de licenciamento regular configura infração gravíssima, com multa no valor de R$ 293,47, perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e apreensão do veículo até a devida regularização.
A regularização do CRLV pode ser feita de maneira rápida e prática por meio do site do Detran-MG, do aplicativo do Governo de Minas (MG App), ou pelo portal de serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). O documento também pode ser obtido através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). Além disso, os motoristas podem imprimir o CRLV com muita frequência, diretamente por esses meios eletrônicos.
Para aqueles que ainda têm dúvidas sobre o processo de emissão ou regularização do documento, o Detran-MG oferece canais de atendimento on-line que podem ajudar com orientações fornecidas e esclarecimentos.
Fique atento aos prazos e garanta que seu veículo esteja atualizado com a documentação para evitar transtornos.
Mín. 19° Máx. 30°