Em celebração ao mês de conscientização sobre o câncer de mama, o Instituto Mário Penna, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a Prefeitura de Belo Horizonte, irá disponibilizar 4 mil mamografias gratuitas para mulheres da capital. A ação, que integra a campanha Outubro Rosa Mário Penna, tem como objetivo principal reduzir a fila de espera pelo exame no Sistema Único de Saúde (SUS), essencial para a detecção precoce da doença.
A mamografia é fundamental para o diagnóstico inicial do câncer de mama, e estudos mostram que a detecção precoce pode aumentar as chances de cura para até 95%. Neste ano, a marcação dos exames será organizada pela Secretaria de Saúde de Belo Horizonte, que encaminhará mulheres que já estão aguardando pelo agendamento. Para participar, as interessadas devem procurar o centro de saúde de referência para obter informações e garantir o encaminhamento para a realização do exame, que será feito no Hospital Luxemburgo.
Além das mamografias gratuitas para pacientes do SUS, a campanha também beneficiará mulheres de 50 a 69 anos que possuem plano de saúde Unimed e que não realizaram o exame nos últimos dois anos. Para elas, será necessário retirar a guia autorizada no sistema da Unimed até 31 de dezembro e agendar o exame pelo telefone. Os exames serão realizados no Núcleo de Excelência em Saúde (NEXS), localizado no bairro Santa Efigênia.
Com o tema “Seu corpo te ama. Ame de volta”, o Outubro Rosa Mário Penna deste ano reforça a importância de cuidar da saúde e prestar atenção aos sinais do corpo. Para marcar o início da campanha, no dia 1º de outubro, o grupo Entrelaçadas, formado por pacientes com câncer de mama, fará um desfile simbólico no Mercado de Origem, celebrando a força das “Mineiridades” e a parceria com o maior circuito de turismo e gastronomia de Minas Gerais.
O Instituto Mário Penna, referência no atendimento oncológico em Minas Gerais, também realizará outras atividades ao longo de outubro, sempre com foco na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de mama. Só nos últimos 12 meses, a instituição contabilizou mais de 8.685 atendimentos relacionados à doença, 817 cirurgias e 12.487 mamografias, reafirmando seu compromisso com a saúde e bem-estar da população. Com 53 anos de atuação, o Instituto Mário Penna continua ampliando o acesso à prevenção e ao tratamento do câncer em Minas Gerais.
Mín. 20° Máx. 27°