Uma grande operação policial no Sul de Minas resultou na prisão de 11 suspeitos de envolvimento em atividades como lavagem de dinheiro, organização criminosa e agiotagem. A ação, realizada na quinta-feira (19), culminou na apreensão de R$ 60 milhões em bens relacionados aos crimes, incluindo 75 veículos, entre eles carros esportivos de alto custo e caminhonetes.
As investigações, que começaram em 2021, revelaram um crescimento patrimonial desproporcional entre empresários do setor automobilístico que negociavam tanto veículos populares quanto de luxo. A Polícia Civil cumpriu 37 mandados de busca e apreensão e sequestrou 17 imóveis, além de bloquear mais de 120 contas bancárias.
As operações foram realizadas em várias cidades, incluindo São Sebastião do Paraíso, Passos, Piumhi, Guaxupé e Guaranésia. Entre os bens apreendidos, destacam-se dois carros esportivos, três veículos de luxo e 28 caminhonetes, além de armas, munições, dinheiro, cheques e joias.
O delegado Rafael Gomes, que coordena a investigação, destacou que a Justiça autorizou a quebra dos sigilos bancário e fiscal dos suspeitos após a identificação de discrepâncias entre os rendimentos declarados e o patrimônio ostentado. “Alguns funcionários foram identificados como supostos ‘laranjas’ do grupo, possuindo veículos que excedem consideravelmente suas capacidades financeiras”, afirmou Gomes.
Além dos veículos, cuja soma ultrapassa R$ 16 milhões, a investigação apontou que diversas transações de venda de veículos eram, na verdade, simuladas. Relatórios do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) indicaram conexões financeiras suspeitas entre os empresários investigados e uma empresa do mesmo setor em Ribeirão Preto (SP), cujos responsáveis também são alvos de investigação por lavagem de dinheiro.
A operação, denominada "Midas", mobilizou mais de 150 policiais civis do 18º Departamento de Polícia Civil em Poços de Caldas, contando com o apoio da Coordenação de Recursos Especiais (Core) e da Coordenação Aerotática (CAT) da PC. A ação representa um passo significativo no combate à criminalidade financeira e ao tráfico de veículos de luxo em Minas Gerais.
Mín. 16° Máx. 23°