Uma operação da Polícia Federal (PF) realizada nesta quinta-feira (19) desmantelou um esquema de extração ilegal de minério ao longo da BR-040, na região metropolitana de Belo Horizonte. A ação ocorreu em cidades como Sete Lagoas, Itabirito, Contagem, Pedro Leopoldo, Nova Lima, Itabira e na capital mineira, onde foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão. Além disso, 19 veículos de carga utilizados nas atividades criminosas foram apreendidos.
A operação foi desencadeada após a denúncia da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), que alertou para o risco de explosão de um gasoduto em Nova Lima e Itabirito, em razão das atividades ilegais de extração mineral. As investigações da PF revelaram uma organização criminosa envolvida na exploração de minério de ferro sem licenciamento ambiental, com contratação de motoristas e operadores de máquinas para o transporte e tratamento do minério extraído.
Empresas em Itabirito, que operavam sem a devida licença ambiental, tiveram suas atividades suspensas. De acordo com a PF, além da extração ilegal, as investigações identificaram a presença de “olheiros” e pessoas armadas, contratadas para dar suporte às operações ilegais, além de empresas que adquiriram o minério extraído de forma clandestina.
Os responsáveis podem responder por extração mineral ilegal, usurpação de bens da União, e associação criminosa. As penas máximas somadas para esses crimes podem chegar a nove anos de prisão.
Mín. 16° Máx. 23°